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terça-feira, 19 de julho de 2011

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Falando de Saúde - 59 Alimentos termogênicos - Ajudam a Emagrecer!

   



19/07/2011 

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Gengibre, canela, pimenta e chá verde são alguns desses alimentos. Saiba qual a quantidade ideal de consumo e como prepará-los.

Kíria Meurer Florianópolis

Alimentos termogênicos são aqueles que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo, que é a energia que o organismo gasta para manter o corpo vivo. Ao comer esse tipo de alimento, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queima a gordura armazenada.
Mas para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. A opção é ser criativo na hora de incluir estes ingredientes na dieta.

O gengibre, por exemplo, é muito versátil. "Você pode usá-lo para temperar carnes, fazer chá, ou ainda colocar em uma garrafinha de água, para consumir as propriedades do alimento ao longo do dia. Duas lascas finas de gengibre por dia são suficientes", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.
A canela pode ser usada tanto em casca, para fazer chá, como para temperar carnes. Uma boa quantidade de consumo é meia colher de chá, que também pode ser usada sobre salada de frutas ou misturada à banana, com aveia e flocos.

No vídeo, aprenda a preparar um suchá e uma gelatina termogênica (se demorar para carregar clique no Link abaixo)
  
(Um suco de chá verde com abacaxi é ótimo para tomar antes dos exercícios físicos. E a gelatina acompanha frutas no lanche da tarde.)


Três xícaras de chá verde é o ideal para se tomar por dia. Uma ideia é usar o chá como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá, ideal para ser tomado cinco minutos antes das refeições. De pimenta, basta consumir cerca de meia colher de chá diariamente.
"Os estudos mostram que é possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, se consegue bom resultado", complementa a nutricionista.
Para garantir uma queima de gordura maior ainda, é só consumir os alimentos termogênicos antes da atividade física. "Além de deixar a pessoa mais ativa, mais animada para exercícios, potencializa a queima de gordura, que já iria acontecer durante a atividade", afirma.






16 de maio de 2011

Alimentos Termogênicos: um auxílio na perda de peso!

 
Todo mundo que já fez dieta já ouviu falar dos alimentos termogênicos.
Afinal..o que são alimentos termogênicos?Quando estamos no processo de perda de peso, alguns alimentos têm o poder de auxiliar na queima de gorduras. Isso porque, durante a digestão, o organismo gasta energia para conseguir digerir os alimentos. Quanto maior a dificuldade em ser digerido, maior é o valor termogênico do alimento. Quanto maior este valor, maior é o gasto calórico do organismo para digeri-lo, ou seja, maior é a queima calórica.
Existe uma grande variedade de alimentos apontados como termogênicos. Não existem recomendações estabelecidas sobre as quantidades a serem ingeridas, mas existem algumas indicações:
  
Chás Verde e Branco: ingerir 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. Deve ser preparado através da infusão da erva desidratada (e não sachês prontos) para manter as suas propriedades. Esses chás, possuem inúmeras propriedades terapêuticas na prevenção de doenças, e aceleram o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue (diminuindo a compulsão por doces), aceleram o trânsito intestinal, além de diminuir a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos.
   
Pimentões e Pimenta-Caiena (pimenta vermelha): consumir 3 a 4g (1/2 colher de cha duas vezes ao dia) como tempero de pratos quentes e saladas.
   
Gengibre: ingerir pelo menos 1 pedaço de 2 cm, três vezes ao dia. Suas propriedades estão mais ativas na raíz fresca, que pode ser consumida crua, no tempero de aves e peixes, refogada, em forma de chá ou batida no liquidificador com frutas.
   
Vinagre de Maçã: consumir 1 1/2 colher de sobremesa de vinagre orgânico dissolvido em 200 ml de água morna, duas vezes ao dia (pela manhã e antes do almoço ou jantar). O vinagre é excelente para auxiliar na redução da circungerência abdominal.
   
Canela: auxilia na perda de peso e dilata os vasos sanguíneos. Pode ser consumido 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno, ou polvilhada em frutas como maçã e banana.
   
Mostarda: utilizar 1 colher de sobremesa duas vezes ao dia, em pratos de sua preferência.
   
Também existem outros alimentos que são considerados termogênicos, mas menos que os citados acima:  laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega 3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova, linhaça), fontes de ácido linoléico conjugado (carne bovina, de peru e alguns laticínios), algas, soja, açaí, brócolis, água de coco, aspargos, couve, acelga, produtos derivados do cacau, cominho, cebola e curry.
   
É importante ressaltar que apenas consumir alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, não é suficiente para promover perda de peso. É necessário aliar uma dieta balanceada e atividade física, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. Além disso, para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se introduzi-los diariamente com regularidade no cardápio.
   
Cuidado: a ingestão exagerada destes alimentos pode não oferecer o efeito desejado, causando insônia, dores de cabeça, problemas digestivos, tonturas e outros efeitos colaterais. Desta maneira, é importante que haja sempre o acompanhamento e orientação de um profissional Nutricionista que irá avaliar e personalizar a quantidade indicada de alimentos termogênicos que deverão ser acrescentados a uma dieta balanceada.

Tags: Alimentostermogênicos

réditos: canal de   enviado  em 22/02/2011

Com a Nutricionista Tatiane Talita dos Santos...todos os dia na TV Circulando - Canal 99 NET

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