A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sonda da NASA Revela Que Planeta Mercúrio Está Cheio de Surpresas Estranhas

Sonda Messenger da NASA capturou esta imagem histórica
de Mercúrio, a primeira obtida a partir de uma nave espacial
em órbita sobre o planeta mais próximo do sistema solar.
A foto foi tirada na terça-feira, 29 de março de 2011.
Crédito: NASA / Johns Hopkins University Applied Physics
Laboratory / Carnegie Institution of Washington
 
Mercúrio não é apenas, infernalmente quente, mas, aparentemente coberto de enxofre. Uma vasta parte do planeta é coberta de lava seca - o suficiente para enterrar o estado do Texas, com menos de 6,4 quilômetros do material de sua superfície.

Estas e outras descobertas estranhas sobre Mercúrio foram anunciadas em documentos que serão apresentados em 30 de setembro, na edição da revista Science, um tesouro de conhecimento da sonda Messenger da NASA, fazendo uma cobertura completa da paisagem impar do núcleo magnético do planeta.
Estranho Relevo


Crédito: NASA - Space.com

Estas imagens da superfície de Mercúrio também revelaram uma característica ímpar - rasa, buracos sem relevo ou bordas de formas irregulares. Estas cavidades, variando em diâmetro de dezenas de metros a poucos quilômetros, ocorrem através Mercúrio sendo muitos deles parecem relativamente frescos ou recém formados.

O cientista planetário David Blewett e seus colegas do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, suspeitam que essas cavidades foram criadas quando materiais voláteis, talvez, compostos tendo enxofre, foram libertados a partir da superfície, através de uma combinação de aquecimento, vulcanismo explosivo, bombardeio por micrometeoritos ou radiação solar . Isto sugeriria que Mercúrio, está carregado com níveis mais elevados de materiais voláteis, do que a maioria dos cenários, de sua formação, antes previstos.

Superfície de enxofre
A composição da superfície de Mercúrio é substancialmente diferente da dos outros planetas como a Terra e a Lua, de acordo com o leitor de raios-X da sonda, que verificam os níveis de raios-X, que emanam do planeta. Por exemplo, a superfície de Mercúrio possui pelo menos 10 vezes mais enxofre que a Terra ou a Lua.
A Messenger, que significa (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry, and Ranging), mostra para a humanidade pela primeira vez imagens da orbita em torno do menor e mais interno planeta do sistema solar. Ela é a segunda sonda a chegar neste planeta, mas a primeira a cumprir esta missão detalhada, antes de sua antecesora a Mariner 10, em meados dos anos 1970. Lançada em 2004, a MESSENGER de custo aproximado de 446 milhões de dólares, começou a orbitar Mercúrio em março deste ano.
Fonte: Space.com
Leia a matéria na íntegra, em inglês, AQUI
Tradução e adaptação de texto e medidas: Gério Ganimedes


Comentário do Autor


Olha, ... Ao meu ver, não tem nada de estranho, ou que cause surpresa nestas imagens, mas a NASA sempre acha "coisas estranhas" onde não tem e deixa de falar coisas que são importantes e estranhas, que poderiam realmente causar surpresa a muitos! É uma pena ... Ah! ... Onde está mesmo, aquela bactéria estranha, que causou surpresa, por comer Arsênio?


Gério Ganimedes


Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz1ZNftUzTO

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data