A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Terromoto de 6,6 graus em Sumatra

Terremoto na Indonésia

Uma criança morreu atingida pela queda de uma parede enquanto dormia

Sutanta Aditya/AFP
Criança ferida é levada para casa depois de receber atendimento médico na cidade de Medan
Subulussalam - Três pessoas morreram em um terremoto de 6,6 graus que sacudiu o norte da ilha Sumatra da Indonésia na madrugada de segunda para terça-feira, informaram as autoridades.
O tremor de terra começou por volta da meia noite (segunda-feira, 14h55 de Brasília) a uma profundidade de 52 Km. O epicentro foi localizado 400 km ao sudoeste de Banda Aceh, segundo informações do instituto de geofísica americano USGS.
Banda Aceh é a principal cidade da província de Aceh, destruída em 2004 por um terremoto e um tsunami que fizeram mais de 220.000 mortos no Oceano Índico.
Uma criança morreu atingida pela queda de uma parede enquanto dormia perto da mãe em Subulussalam, segundo um médico da localidade.
Duas outras pessoas morreram em acidentes distintos, afirmou a agência nacional de gestão de catástrofes.
Os habitantes saíram de suas casas aos gritos, em pânico, após os tremores que duraram aproximadamente dois minutos, segundo um correspondente da AFP no local.
"Foi o terremoto mais forte que eu já conheci. Pensei que era o fim do mundo", declarou Abdul Kader Angkat, agricultor de 42 anos.
O terremoto foi sentido nas cidades de Banda Aceh e Medan (norte de Sumatra), segundo as autoridades.
O centro de alerta de tsunami para o Pacífico, instalado no Havaí, confirmou que o terremoto teve origem a uma profundidade que não permitiu desencadear um maremoto.
A Indonésia está no "cinturão de fogo" do Pacífico, onde há o encontro de várias placas tectônicas continentais, o que provoca uma enorme atividade vulcânica e sísmica. A ilha da Sumatra está particularmente exposta.

Extraído de: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias...

__________________________________________________________________________________

05/09/2011

Forte terremoto atinge a Ilha de Sumatra, na Indonésia

Tremor teve magnitude de 6,6, segundo agência dos EUA.
Não há informações sobre vítimas ou danos.

Do G1, em São Paulo
mapa terremoto indonesia 5/9 (Foto: arte g1)
Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu nesta segunda-feira (5) a Indonésia, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O tremor ocorreu à 0h55 de terça no horário local (14h55 de Brasília), no norte da ilha de Sumatra, a uma profundidade de 110,1 quilômetros.
O epicentro se localizou a 99 quilômetros da cidade de Medan.
Ainda não havia informações sobre vítimas ou danos. Não houve alerta de tsunami.
A Indonésia está localizada no "círculo de fogo" do Pacífico, onde a colisão de placas tectônicas gera alta atividade sísmica, e Sumatra é particularmente suscetível a terremotos.

Aceh foi devastada quando um terremoto de 9,1 graus atingiu Sumatra em dezembro de 2004 e desencadeou um enorme tsunami que matou mais de 220 mil pessoas no Oceano Índico.


Tsunami: Hora Zero
Uma vila alagada na Indonésia
O trágico terremoto de Sumatra
No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9.3 no limite das placas tectônicas Australiana e Eurasiana causou a elevação de partes do fundo do mar em muitos metros, deslocando milhões de litros de água. Este “degrau” no oceano recuou com a gravidade, e o distúrbio gerou três ondas gigantes que se espalharam a partir do epicentro do terremoto. Duas horas depois do terremoto, satélites de radar registraram ondas de tsunami de no mínimo 60 centímetros de altura formando-se no fundo do mar. Mas ao serem conduzidas ao longo de canais gigantes no fundo do mar, sua velocidade diminuiu e elas cresceram ao atingir águas mais rasas.
O tsunami atingiu a costa nordeste de Sumatra primeiro, e com maior força. Ao longo das demais partes da linha costeira, as ondas aumentaram para 30 metros acima do nível do mar, ao ir de encontro à praia. Cerca de 15 minutos depois do terremoto, o tsunami havia atingido a cidade ao norte de Banda Aceh, ao norte de Sumatra, matando milhares de pessoas.
O tsunami continuou a ondular em direção à costa da Tailândia nas duas horas seguintes, e chegou ao Sri Lanka em três horas. Cerca de oito horas depois, já havia chegado à costa leste da Somália, na África, onde matou cerca de 300 pessoas.
A destrutividade do tsunami reside nas maciças paredes de água que golpeiam as praias. Ele arrasta botes, casas e pessoas à sua passagem. O tsunami asiático ceifou mais de 230 mil vidas e deixou 1 milhão de habitantes da costa sem moradia, destruindo suas comunidades.

____________________________________________________________
CABE ACRESCENTAR ESTE,
OCORRIDO UM POUCO ANTES:

05/09 09:52 6.3 FORTE Região de Tonga, na Polinésia 27 42270 2.1


________________________
Contribuição:
Zulma Peixinho

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data