A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ANAK KRAKATAU (FILHO DO KRAKATOA) ENTRA EM ERUPÇÃO



ANAK KRAKATAU (FILHO DO KRAKATOA) ENTRA EM ERUPÇÃO




Anak Krakatau, uma ilha vulcânica no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira e lançando colunas de cinzas e rochas no ar.


O aumento da atividade vulcânica e terremotos levou as autoridades a pôr em prática uma zona de exclusão de 2 km para turistas e pescadores locais.


A Vulcanologia da Indonésia e o Centro de Geologia de Mitigação de Desastres informou que cerca de 6 a 7 mil terremotos vulcânicos foram registrados diariamente durante o fim de semana e na segunda-feira. O Total de terremotos, diariamente, geralmente não ultrapassam de 100 a 200 tremores.


 
Enviado por em 04/10/2011


Sismólogos ainda estão tentando determinar o tipo e a dimensão da erupção que está em andamento.


A erupção de Anak Krakatau (que para a Indonésia é considerado o "Filho de Krakatoa"), é a maior desde janeiro de 2011, quando foi emitida cinzas a mais de 600m no ar, forçando a evacuação de dezenas de milhares dos habitantes locais. O vulcão também entrou em erupção em 29 de outubro de 2010 no qual as principais autoridades da Indonésia emitiram o alerta de nível 2.


A ilha explodiu também em 1883, matando cerca de 40.000 pessoas, embora algumas estimativas considerem que o número de mortos foram maiores. A explosão foi considerada o som mais alto que já se ouviu falar na história moderna; segundo relatos o som foi ouvido a aproximadamente 4.800 km a partir de seu ponto de origem. A onda de choque da explosão foi gravado em barógrafo ao redor do globo.




Fonte: http://www.irishweatheronline.com
http://www.irishweatheronline.com/news/earth-science/geology/anak-k...
Tradução: André - mestresascensos.com


http://minhamestria.blogspot.com/


POSTADO POR MINHA MESTRIA
EXTRAÍDO DE: http://minhamestria.blogspot.com/2011/10/ana-krakatao-filho-do-krak...


---------------------------------------------------------------------

Anak Krakatau elevado à categoria mais alta por erupção. Autoridades alertam: categoria-terremotos agora são contínuos.

 
02 de outubro de 2011 - INDONÉSIA - Autoridades indonésias aumentaram o status de um dos seus vulcões mais perigosos, Anak Krakatau, em "standby" ou nível 3 (laranja) - o nível mais alto antes de uma erupção (nível 4) vermelho.  
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Risco Geológico (PVMBG), Surono disse que este é um aumento na categoria que foi definido na sexta-feira, 30 setembro, 2011. A razão para o status elevado é por causa do nível de alta intensidade de terremotos.
Hoje, por exemplo. "Em 02 de outubro de 2011, às 00h00 até às 12.00, há 2.745 eventos sísmicos registrados", disse Surono, quando foi contactado por VIVAnews.com, domingo, 2 de outubro, 2011.  
Terremotos sob o Monte Anak Krakatau, acrescentou Surono, foram ainda sentidos ao longo de toda a ilha de Anak Krakatau. "O enxame de tremores são contínuos e, apesar de pequenos, 2 na escala de Richter, são motivo de preocupação, porque eles são sentidos constantemente", acrescentou. Ele explicou, quase desde 2007, Krakatau está inquieto. "Em um momento, ele parou e entrou em erupção em 2009. Eu acho que esta montanha sempre está em perigo de erupção ", acrescentou. -  Viva Notícias (traduzido)


Extraído de: http://theextinctionprotocol.wordpress.com/2011/10/02/anak-krakatau...
 http://us.nasional.vivanews.com/news/read/251927-ribuan-kali-gempa-...

_____________________________________________________________________
Colaboração de Zulma Peixinho

*********

 Imagem da NASA. Instrumento: EO-1 - ALI
Localização Krakatau. Imagem ChrisO
Localização Krakatau. Imagem ChrisO


Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data