A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vulcão Hudson pode entrar em erupção no Chile - País lançou alerta vermelho após vulcão expelir jato de vapor de 1 km.

Vulcão Hudson pode entrar em erupção no Chile

26 de outubro de 2011
AE - Agência Estado

O governo do Chile ordenou a retirada de 97 moradores que vivem em um perímetro de 40 quilômetros ao redor do vulcão Hudson, no sul, ante indícios de que uma erupção pode estar a caminho. O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, disse que as 97 pessoas serão retiradas de três pequenos municípios porque "não podemos descartar uma erupção do Hudson".

A última erupção do Hudson aconteceu em agosto de 1991.
A montanha tem 1.905 metros. A erupção de 1991, que também afetou cidades na Argentina, provocou perdas milionárias à agricultura e pecuária do Chile. As cinzas do vulcão cobriram pastagens e cursos d''água, provocando a morte de 1,5 milhão de ovelhas, segundo informações do governo.

O Chile já enfrenta no momento a erupção do vulcão Cordón Caulle, 1.800 quilômetros ao sul, cujas cinzas afetaram principalmente a Argentina, provocando enormes transtornos à aviação comercial. No Chile existem 3 mil vulcões, dos quais 500 são considerados geologicamente ativos. Cerca de 60 registraram erupções no últimos 450 anos.

As informações são da Associated Press.

___________________________________________________________________
Atualizado em 26/10/2011




Chile retira moradores enquanto outro vulcão ameaça despertar

País lançou alerta vermelho após vulcão expelir jato de vapor de 1 km.
Última erupção do Hudson, a 1.600 mil km de Santiago, foi em 1991.

__________________________________________
Da Reuters

O governo chileno informou nesta quarta-feira (26) que está retirando moradores de uma região em torno de um vulcão no extremo sul do país que expeliu um jato de vapor de um quilômetro de altura e provocou uma avalanche.

O governo disse que o despertar do vulcão Hudson, que fica a cerca de 1.600 quilômetros ao sul da capital chilena Santiago, surge na sequência de uma série de erupções de outros vulcões no Chile.

A última erupção do vulcão Hudson aconteceu em 1991, derretendo parte da geleira que fica na cratera e provocando fluxos de lama.

'Não podemos descartar que esta atividade vulcânica poderia aumentar nas próximas horas e produzir uma erupção', disse o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

Ele disse que a agência de estado de emergência Onemi estava em alerta vermelho e que o governo estava retirando cerca de 100 moradores de uma área escassamente povoada por precaução.

PuyehueEm junho, um vulcão na cadeia vulcânica Puyehue-Cordón Caulle, cerca de 920 quilômetros ao sul de Santiago, entrou em erupção. Ele esteve adormecido há décadas.

O vulcão lançou uma nuvem de cinzas a quilômetros de altura que se espalhou sobre os Andes, cobrindo uma popular estância de esqui na vizinha Argentina e causando danos ao tráfego aéreo da América do Sul por meses. As cinzas forçaram o cancelamento de voos até na Austrália e Nova Zelândia.

Aquela erupção aconteceu depois que o vulcão chileno Chaitén explodiu espetacularmente em 2008, pela primeira vez em milhares de anos, expelindo rochas derretidas e uma vasta nuvem de cinzas que atingiu a estratosfera. As cinzas cobriram um rio próximo e devastaram uma cidade vizinha de mesmo nome.

A cadeia chilena de cerca de 2.000 vulcões é a segunda maior do mundo, atrás apenas da Indonésia. Cerca de 50 a 60 são registrados como tendo entrado em erupção, e 500 são potencialmente ativos.



Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data