A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Filamento Magnético Solar com mais de 1 milhão de km



Uma atividade impressionante está em curso no sol. Por um lado, uma enorme parede de plasma é elevada ao longo do horizonte sudeste do sol. Stephen Ramsden de Atlanta, Geórgia, tirou a foto acima em 11 de novembro.

"Fóruns Solar em todo o mundo estão zumbindo com Sun-stronomers proclamando que este seja o maior destaque que muitos deles nunca tinha presenciado", diz ele.

Surpreendentemente, porém, esta não é a coisa mais importante. Um filamento escuro de magnetismo cheio de plasma está enrolando no meio do caminho ao redor do sol inteiro. Este monstro tem sido visível nas imagens a mais de uma semana, mas agora tem girado em uma posição mais geoefetiva. Às vezes filamentos podem quebrar e causar brilhante ejeções de massa coronal (CMEs). O Solar Dynamics Observatory, da NASA, tirou esta foto durante a madrugada de 14 de novembro:


De ponta a ponta, esta fibra torcida do magnetismo se estende por mais de um milhão de km, ou cerca de três vezes a distância entre a Terra ea Lua. Se o filamento torna-se instável, como filamentos solares são propensos a fazer, ele poderia entrar em colapso e atingiu a superfície estelar abaixo, provocando um surto Hyder . Ninguém pode dizer se a erupção de uma estrutura tão vasta seria dirigido Terra.

"Eu não posso ajudar, mas pergunto o que poderia vir a seguir, uma vez que estamos ainda mais de um ano longe do máximo previsto Solar", acrescenta Ramsden. "Nunca houve um melhor momento para possuir um telescópio solar do que agora!

Fontes de pesquisa:
http://spaceweather.com/archive.php?view=1&day=14&month=11&...
http://www.solarham.com/
ELOLUINDO SEMPRE
 
O que poderia vir a seguir?
Um espetáculo solar. Já esperamos por isso!
Ravena

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data