A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mancha Negra Gigante na Superfície do Sol


 

Por Gério Ganimedes
Uma das maiores manchas solares registradas nos últimos anos, apareceu no sol, escurecendo uma grande extensão de nossa estrela.

A mancha enorme, chamada conjunto AR1339, tem cerca de 80.000 quilômetros de comprimento, e 40.000 quilômetros de largura, segundo relatórios do site SpaceWeather.com.
Para comparação, a própria Terra tem apenas 12.800 quilômetros de largura.
A mancha solar gigante ainda não está voltada para o nosso planeta, mas foi flagrada nesta quinta-feira 3 de novembro, pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA. As fotos do Observatório tiradas da mancha solar gigante, entrando na borda nordeste do sol. Nos próximos dia a mancha avançará para o centro do sol ficando de frente para a Terra, podendo ser observada facilmente com equipamento adequado equipado com filtros. A mancha solar é na verdade um grupo de manchas escuras nas proximidades do sol, alguns das quais, são individualmente maiores do que a Terra.
Crédito: SDO
Manchas solares aparecem, quando espécies de lençois, de intensa atividade magnética em cima do sol, bloqueiam o fluxo de calor, através do processo de convecção, o que faz com que áreas da superfície do sol se “resfriem” (temperaturas um pouco mais baixas é claro). Estas áreas isoladas, aparecem mais escuras do que a área circundante, criando uma mancha escura. A intensa atividade magnética em torno das manchas solares, muitas vezes, podem causar erupções solares, que são a liberação de grandes quantidades de energia que além de iluminar o sol, produzem “Flares” ou chamas gigantescas expelidas da coroa solar (Parte mais externa do sol), também acompanhadas por fluxos de partículas carregadas para o espaço, chamadas de ejeções de massa coronal (CME), que podem causar estragos em satélites e redes elétricas na Terra se tiverem como destino nosso planeta.
Ampliação de imagem: Gério Ganimedes
 
O site SpaceWeather.com adverte, que a mancha solar AR1339 vem com um grande potencial, para criar fortes explosões solares e grandes ejeções de massa coronal. O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), prevê uma possibilidade de 50% por cento para "flares" solares de classe M (média intensidade), durante as próximas 24 horas devido a essa gigante mancha solar.
Fonte de pesquisa: Fox News - Spaceweather.com
Tradução de conteúdos e conversão de medidas: Gério Ganimedes
Texto: Gério Ganimedes


Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/#ixzz1cmfz6eK4

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data