A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mancha solar maior que Júpter está voltada para Terra e pode ter explosões a qualquer momento

Mancha solar maior que Júpter está voltada 
para Terra e pode ter explosões a qualquer momento
11/11/2011 — eco4u
maior região ativa (mancha solar) do Sol está se deslocando para o centro, baseado no ponto de vista da Terra. É a região mais ativa já detectada desde 2005.
Esse “monstro” não é uma mancha apenas, mas sim um aglomerado de gigantescas manchas, algumas maiores do que nosso planeta, e foi batizada de AR 1339.
O mais impressionante é que a mancha pode ser vista a olho nú, o que não é comum. Mas antes de você pensar em fazer uma besteira e queimar sua retina olhando para o Sol diretamente, lembre-se que o sol só deve ser observado através de filtros específicos ou por observação indireta.
Como a mancha desloca-se para o centro do astro, qualquer explosão solar alí originada ficará orientada diretamente para nosso planeta, o que significará auroras mais intensas e maior radiação. As manchas solares são onde as explosões solares são mais prováveis de ocorrer, uma vez que os campos magnéticos nestas regiões ativas podem acumular energia suficiente para romper, liberando explosões de radiação intensa no sistema solar.
Uma mancha solar é uma região magneticamente ativa no sol, e que aparece escura porque é relativamente mais fria do que a área circundante: 6, 000 º F (3.300 º C) versus 10.000 F º (5500 º C).
Fonte: National Geographic

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data