A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Explosão de partículas do Sol chegará à Terra



Explosão de partículas do Sol chegará à Terra

Notícia enviada em 06/03/2012
por Paulo Ricardo da Silva - /SP

Segundo a NASA (Agência Espacial Norte-americana), uma erupção solar que irrompeu na mancha AR 1429 às 4:13 de segunda-feira, 5, de classe X 1.1, que é considerada uma erupção forte, está vindo em direção à Terra e pode provocar apagões de rádios e danificar satélites que orbitam ao redor da Terra.

Segundo prognósticos até o momento, apenas a borda da explosão conhecida inicialmente por ejeção de massa coronal (nuvem de plasma de intenso campo magnético) chegaria até o nosso planeta. Amenizando assim, um pouco dos efeitos que essa erupção poderá causar ao atingir a ionosfera terrestre, que reflete ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.

O Centro de Predição do Tempo do Clima Espacial emitiu um comunicado que o evento pode produzir uma tempestade de radiação menor entre terça e quarta-feira.

Explosões solares como esta devem se intensificar ao longo do ano de 2013, ano em que o Sol entra em seu máximo solar, e até durante o próprio ano de 2012, visto que o Sol está ',acordando',de um sono profundo e se preparando para entrar em seu pico conhecido como máximo solar, que ocorre em períodos de 11 em anos 11 anos, que é quando o campo magnético do Sol adquire um formato mais contorcido. O último máximo solar ocorreu em 2001.

Os efeitos iniciais desta erupção já foram sentidos em países como Austrália, Índia e China, com bloqueios em sinais de rádio.
Cientistas acreditam que até 2020 a Terra poderá ser atingida por uma tempestade solar catastrófica, que poderia danificar satélites, interromper meios essenciais de comunicação e abastecimento de água em galerias, enfraquecer ainda mais o campo magnético terrestre, além de causar prejuízos de milhões de dólares e outras consequências, como deixar os seres humanos e animais expostos aos raios UV emitidos pelo Sol, que em contato com a pele, pode causar câncer de pele e envelhecimento cutâneo, por exemplo.

Paulo Ricardo da Silva enviou 1 notícia

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data