A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

domingo, 6 de outubro de 2013

Nas alturas: eclipse Solar é flagrado pelo satélite GOES-15

Nas alturas: eclipse Solar é flagrado pelo satélite GOES-15


O satélite geoestacionário GOES-15 registrou na manhã dessa sexta-feira um magnífico eclipse solar parcial. Apesar de não ter sido visto da Terra, o evento chamou a atenção dos observadores solares, que puderam ver a Lua passando na frente do disco da estrela.
Eclipse solar visto do espaço
O fenômeno ocorreu entre às 10h25 e 11h25 pelo horário de Brasília e foi registrado de uma altitude de mais de 36 mil quilômetros acima do Pacífico Sul, sobre as coordenadas 0.3S e 135 graus W, pelo satélite geoestacionário GOES-15.
Devido à paralaxe, os observadores situados em terra não puderam ver o espetáculo, já que a Lua passou ligeiramente abaixo do disco solar. No entanto, do ponto de vista do satélite GOES-15 a Lua invadiu o disco solar, criando um eclipse igual aqueles vistos aqui da Terra. Se passasse exatamente na frente do Sol teríamos um eclipse total e por alguns minutos o Sol seria obscurecido pelo nosso satélite.
Agradecemos à internauta Rejaine Monteiro, de Belo horizonte, participante do Painel Global, por nos ter chamado à atenção para esse belo espetáculo!

Arte: no topo, frame do momento máximo do eclipse visto do espaço. Acima, vídeo mostra toda a sequência do evento. Crédito: NOAA/SWPC/GOES, Apolo11.com. Direitos Reservados É vedada a utilização deste texto Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog 


Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data