A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

A BIODIVERSIDADE ESTÁ AMEAÇADA PELA AÇÃO IMPETUOSA DO HOMEM!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Os primeiros alienígenas que descobrirmos podem ser de cor violeta

Os primeiros alienígenas que descobrirmos podem ser de cor violeta


Planeta de cor violetaEm nossa procura por nova vida em mundos estranhos, um grupo de astrônomos modelaram mundos alienígenas em potencial, através do uso da história biológica da Terra como estrutura referencial.  A partir disto, eles determinaram que, se formos detectar biologia extraterrestre, deveríamos focar nossa procura na cor violeta.
À medida que descobrimos mais e mais mundos orbitando outras estrelas em órbitas biologicamente favoráveis, a questão “estamos sós?” se torna progressivamente mais séria.  É inevitável que logo descobriremos um mundo com as dimensões da Terra, orbitando uma estrela como o Sol, dentro da zona habitável.  Mas até desenvolvermos os meios para remotamente sondar a atmosfera daquele mundo, nunca poderemos ter certeza se ele é realmente habitável.
A procura por um planeta verdadeiramente análogo à Terra é repleta de desafios.  Estamos procurando por um planeta com as mesmas características da Terra moderna, ou estamos tentando modelar nossos planetas durante as diferentes épocas e concluir quando a vida da Terra teria sido mais detectável?  A vida na Terra tem existido pela melhor parte de 4 bilhões de anos. Quando seria mais apropriado para uma civilização alienígena detectar vida extraterrestre e o que eles necessitariam para procurar por ela?
Claramente, o que sabemos sobre nosso planeta será nossa linha de direção para a caracterização de mundos rochosos pequenos em zonas habitáveis de suas estrelas“, escreve a equipe, liderada por Esther Sanroma, do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), Espanha, num trabalho aceito para publicação no Astrophysica. Journal.  “Mas a Terra tem sido habitada por, pelo menos, 3,8 bilhões de anos, e sua aparência mudou com o passar do tempo.
Há 3 bilhões de anos, durante o éon Arqueano, a Terra provavelmente era dominada por uma bactéria de cor violeta, um micro-organismo fotosintético que habitou a terra e os mares da antiguidade.  Estes organismos teriam tido uma impressão espectroscópica distinta e um sinal indicador de que a Terra foi coberta por uma forma básica de vida.
Através da modelagem de diferentes distribuições deste micróbio pelo planeta – nos oceanos, sobre a terra, ao redor das áreas costeiras e durante diferentes condições atmosféricas – a equipe de Sanroma usou um modelo de transferência radioativa “para simular a radiação visível próxima do infravermelho refletida pelo nosso planeta“.  Assim fazendo, eles foram capazes de determinar que, através do uso de observações fotométricas multi-cor, os observadores distantes seriam capazes de “distinguir entre a Terra Arqueana, na qual a bactéria violeta habita várias extensões do planeta, e a Terra atual, com continentes cobertos por desertos, vegetações e tapetes microbianos“.
A equipe enfatiza que, quando procuramos por mundos similares à Terra, os caçadores de exoplanetas precisam  estar cientes de que eles podem não descobrir um planeta similar à Terra moderna; eles podem se deparar com um mundo dominado por bactérias, as quais possuem uma assinatura fotométrica distinta, mais semelhante ao antigo éon Arqueano pelo qual a Terra passou.
Esta não é a primeira vez que mundos alienígenas de cor violeta foram considerados como uma possibilidade.  Em 2011, pesquisadores examinaram os regimes exóticos de geração de energia que uma hipotética planta alienígena precisaria para desenvolver sob luz solar de estrelas binárias.
Mais de 25 por cento das estrelas similares ao Sol e 50 por cento das estrelas anãs vermelhas existem em pares binários.  Se houver qualquer planeta em órbita ao redor de sistemas binários, qualquer vida – seja flora ou fauna, ou alguma forma alienígena de vida que não podemos compreender e muito menos categorizar -  estes seriam expostos a um amplo espectro de luz, se estendendo muito adentro das ondas ultravioletas.  O resultado disso seria vida vegetal de cor violeta (ou até mesmo preta), que evoluiu para otimizar a fotossíntese.
Parece que na procura por vida extraterrestre, todas as estradas levam à cor violeta.
n3m3


Leia mais: http://ovnihoje.com/2013/11/18/os-primeiros-alienigenas-descobrirmos-podem-ser-de-cor-violeta/#ixzz2l8DaJE3K
Follow us: @ovnihoje on Twitter | ovni.hoje on Facebook

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

LIKE-FACEBOOK

VISITORS

free counters

solar terrestrial data